PALESTRANTE: THADEU SOBRAL-SOUZA

Biólogo formado na Universidade Católica de Santos (2007). Mestre (2012) e doutor (2016) em Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Atualmente atua como pesquisador pós-doc na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp – Rio Claro). Trabalha com macroecologia, distribuição de espécies, biogeografia e efeitos das mudanças climáticas e da modificação da paisagem sobre a biodiversidade. Especificamente, tem usado modelos de nicho ecológico para inferir a distribuição geográfica de espécies e os efeitos que as mudanças de clima, principalmente do passado, foram capazes de gerar (ou gerarão) nos padrões atuais de distribuição das espécies. Mas, possui certa experiência em trabalhar com borboletas, principalmente com dinâmica populacional.

Durante seu doutorado estudou a biogeografia histórica das Florestas úmidas da América do Sul, Mata Atlântica e Amazônia e liguei dados paleoclimáticos, mudanças climáticas do passado para o presente, com a eficiência de conservação das áreas de proteção (Unidade de Conservação) em proteger áreas climaticamente estáveis.